www.dcuobr.blogspot.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs)

2 participantes

Ir para baixo

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) Empty Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs)

Mensagem  MarceloSix Qua maio 11, 2011 9:58 pm

Pra quem não sabe Watchmen é um quadrinho da editorá DC de 1986, ficou famosa por mostrar uma versão não tão glamurosa dos "heróis".

O filme é uma obra de arte, uma adaptação memorável.

Que começa com a sensacional abertura embalados por Bob Dylan com a música The Times They Are A-Changin’. Mais apropriada, impossível.



Você pode não ter percebido, mas 5 min estão recheados de paródias a DC e a fatos da vida real.

1- Quando Nite Owl esmurra um bandido. Reparem que existe ao fundo várias capas de Batman #1. O local da cena nada mais é do que a saída da Casa de Ópera de Gotham City, lugar onde o casal de ricaços, Sr e Sra Wayne seria brutalmente assassinado, dando origem a passado remoto de Batman/Bruce Wayne! Olhe com atenção a imagem abaixo e confira! Maior homenagem à DC, impossível!

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 1-8

2- Repare na sequência que mostra o avião com a figura de Sally Jupiter. Já viu este avião em aglum livro de história? Nós explicamos: Enola Gay foi o nome dado ao bombardeiro B-29 que lançou a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945. Foi pilotado pelo coronel Paul Tibbets Jr., então com 30 anos, comandante do 509º Grupamento Aéreo dos Estados Unidos, que desde fevereiro de 1945 preparava-se para a missão. A fim de realizá-la, Tibbets escolheu pessoalmente um quadrimotor B-29, batizando-o com o nome Enola Gay em homenagem à sua mãe.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 2-6

3- A capa mortal. Muito sempre se falou sobre a utilidade das capas dos super-heróis. Dollar Bill, antigo vigilante, morreu justamente por causa da sua, ao ficar presa em uma porta giratória, tornando-se alvo fácil. Uma brincadeira para ilustrar uma boa ideia.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 3-7

4- A Última Ceia. Talvez essa seja a referência mais fácil de se observar durante esta sequência, dada a familiaridade da pintura de Da Vinci. Compara a cena com o quadro original.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 4-7

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 4b

5- O assassinato de John Kennedy. Esta na verdade não é referência, mas uma adaptação história, mostrando o Comediante como verdadeiro atirador no caso JK.
Outra referência subtil mas muito legal é a de o comediante puxar duas fumaças de seu charuto quando atira no JFK. Segundo testemunhas, duas colunas de fumaça se ergueram detrás do muro no momento dos disparos.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 95801345

6- O globo de vidro de Laurie. Esta é apenas uma referência a uma sequência dos quadrinhos, que não foi filmada mas mereceu uma pontinha. Repare sobre a TV ligada… os flocos de neve até estão agitados.
O monge na TV é uma cena real, na época do vietina os monges tacavam fogo no próprio corpo para protestar pela guerra, mesmo com tanta dor eles morriam sem se mexer.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 6-5

7- Outra versão da história real, Fidel Castro na Rússia! União Soviética é uma super potência, e o mundo se arma até os dentes…

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 7-5

O homem ao lado de Fidel Castro foi o presidente da URSS durante os anos de 1977 a 1982, Leonid Brejnev.

8- Na parte em que a hippie poe a margarida na arma, faz uma referencia a essa foto do Marc Riboud.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 11-1

Nessa parte em que a multidão pacifista é alvejada pela polícia militar, é uma realidade alternativa em que o movimento pacifista (e o próprio movimento hippie) foram sufocados à nascença e perderam a própria razão de existir pois a Guerra do Vietnã foi curta demais para gerar protesto pois a o dr. manhattan a resolveu em uma semana. Se repararem, os top knots, as gangues que povoam o universo de Watchmen, são herdeiros dos punks sem o componente hippie.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 11b

9-Neil Armstrong na lua dizendo “Good luck, Mr. Grosky”, se refere a uma frase enigmática realmente dita por Neil e que por anos foi um mistério. Alguns pensaram que era uma frase em código para os russos, mas anos depois Neil explicou a frase:
Quando ele era criança, ele tinha um vizinho chamado Gorsky e certa vez ouviu a esposa desse vizinho brigando com o marido, dizendo: “Vc quer sexo oral??? Isso só vai acontecer quando o menino da casa ao lado pisar na Lua!” . Nesta versão ele está acompanhado do Dr. Manhattan.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) Luat



10- Watchmen também é música! Repare nesta cena. Uma das referências mais bacanas dos créditos, logo ao seu final, quando Ozymandias (apelidado como Ozzy por alguns, durante o filme, sacou?) revela sua identidade e digamos… “sai do armário” (nada relacionado a sua sexualidade, diga-se). Veja que ao se virar de costas e caminhar, cumprimenta duas figuras à esquerda na vídeo. São eles David Bowie e Mick Jagger! Já a direita, chamando atenção, um grupo bem “alegre” e fantasiado, que todo mundo conhece: Village People!

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 8-4
Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 8b

E mais, eles estão na porta Studio 54 (uma das mais famosas boates) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Idealizada por Steve Rubell, na época áurea da música disco, agitava a vida noturna de Nova Iorque com todo o frenesi que lhe deu uma reputação internacional.

No Studio 54, Rubell tentava transformar seu sonho em realidade: "dar as melhores festas que o mundo tinha visto e fazer com que elas durassem para sempre, com toda a decadência e excessos da época (muita droga e muito sexo livre)". Rubell criou um lugar onde a fantasia era a realidade, pois não havia nem rótulos, nem regras e pessoas comuns poderiam conviver com celebridades. Desde, é claro, que fossem bonitas e capazes de satisfizer o gosto de Steve. Steve Rubell morreu em 1989 vítima de SIDA (AIDS).

Atualmente o local é utilizado pela Companhia de Teatro Roundabout, com 900 assentos e serviço de bar completo.

Várias tentativas de ressuscitar a casa com o mesmo estilo dos anos 70 foram feitas, mas ninguém jamais conseguiu repetir a façanha de Steve.





11- Homenagem a Alfred Eisenstaedt, lendário fotojornalista.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 9-3

Esta é uma das fotos mais célebres do mundo, conseguida em 15 de Agosto de 1945, no dia em que se comemorava a vitória dos Aliados na II Guerra Mundial. segundo o próprio: “Estava na Times Square e reparei num marinheiro que andava a agarrar todas as miúdas por quem passava. Fui atrás dele enquanto ia olhando para trás do ombro. Então, de repente, numa fracção de tempo, vi qualquer coisa branca a ser agarrada. Virei-me e cliquei no momento em que o marinheiro beijava a rapariga. Tirei exactamente quatro fotos. Foram conseguidas em poucos segundos.” A foto transformou-se em símbolo de uma época porque um beijo bastou para resumir três importantes eventos verificados a partir de 1945: a vitória aliada, o regresso a casa de muitos milhares de soldados e o chamado baby boom – período imediatamente a seguir ao termo da II Grande Guerra Mundial e durante o qual se verificou um crescimento exponencial da taxa de natalidade.
Mais que oportuna a homenagem, o momento é auto-explicativo. Acrescente o fato do beijo ser dado por Silhouette, vigilante lésbica. Compare o original acima com a imagem do vídeo:

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 35894354

Infelizmente as duas morrem assasinadas, na parede do quarto está escrito "putas lésbicas".

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 9c

12- Homenagem a Andy Warhol, artista multimídia que revolucionou a pop art.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 10-2

Andy Warhol realmente era multimídia. Como artista plástico, utilizava dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias Warhol também se utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte. Além disso, se aventurou no cinema e na música, deixando sua marca e influência até hoje. Pensando bem, Watchmen também foi marcante, tanto nos quadrinhos quanto no cinema, a partir de agora.

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) 10b

Na sequencia de Andy Warhol ele está ao lado d Truman Capote, grande jornalista.



Nesta pequena cena eles também contam a história de alguns dos antigos vingadores e seu fim, a infancia de alguns dos novos vingadores (como a mãe prostituta de Rorschach e no jornal do seu próximo cliente uma noticia de que os sovieticos tem a bomba atomica, a mãe da Espectral II brigando com seu "pai").

Outra histórias e a história completa de outros personagens são contados durante o filme. Como a conversa entre o Coruja I e II, da fantástica história de Dr. Manhattan e Rorschach.

O filme é imperdivél e conta a história de interresante realidade alternativa.


Fonte: notasaocafe (corrigido, adaptado e atualizado)



.
MarceloSix
MarceloSix
Moderador
Moderador

Mensagens : 1463

CR : 89
Nick : Soulstice - H

Servidor : PC

https://dcuobr.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) Empty Who watches the Watchmen ?

Mensagem  Convidad Qui maio 12, 2011 8:57 am

E o filme ainda tem o mérito de ter atualizado o final da história de forma brilhante. Quem ainda não leu a HQ, leia pois vale a pena. Watchmen é um clássico que marcou uma era, junto de Camelot 3000, Batman the Dark Knight e outras obras de arte.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) Empty Re: Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs)

Mensagem  fabio_fn Qui maio 12, 2011 2:02 pm

FANTÁSTICO POST, Marcelo.
Muito bom mesmo ! ! !
fabio_fn
fabio_fn
Usúario Experiente
Usúario Experiente

Mensagens : 370

CR : 80
Nick : DARKPUNISHER- gadget / GREEN BATTERY - Hard Light

League : BRAZILIAN FIGHTERS

Servidor : USPS3
PSN : fabio_fn

Ir para o topo Ir para baixo

Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs) Empty Re: Watchmen Abertura Inicial (Easter Eggs)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos