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Dados pessoais de usuários da PSN foram roubados, admite Sony

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Martian Ed'Ardo
stuntsff
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Mensagem  stuntsff Ter Abr 26, 2011 9:30 pm

26/04/2011 18h03 - Atualizado em 26/04/2011 19h59

Empresa não descarta roubo de informações de cartões de crédito.
PlayStation Network está fora do ar há seis dias.

Após seis dias com sua rede de jogos on-line PlayStation Network (PSN) fora do ar por conta de um ataque de hackers, a Sony se manifestou, dizendo que dados pessoais de seus usuários podem ter sido roubados. A empresa não descarta que informações de cartões crédito, usadas para comprar games por meio de download, também tenham sido roubadas.
Por meio do blog oficial do PlayStation, Patrick Seybold, diretor de comunicação da empresa, afirma que entre os dias 17 e 19 de abril foi descoberto que informações de contas de usuários ficaram comprometidas por conta de uma "intrusão não-autorizada" na rede e, por isso, a PSN e o serviço de música sob demanda, o Qriocity , foram desligados.
A previsão é que o serviço só volte ao normal dentro de uma semana.

A Sony já confirma que o nome, endereço completo, endereço de e-mail, aniversário e até a senha e login da PSN de seus usuários foram roubados. Essas informação poderiam ser úteis para um hacker na realização dos ataques chamados de "spear phishing", em que uma fraude usa informações pessoais e relações comerciais verdadeiras da vítima para convencê-la a executar um vírus ou ceder outras informações.
Quanto aos cartões de crédito, a empresa disse que "por extrema cautela", os gamers devem considerar que o número do cartão e data de validade foram obtidos pelos hackers. Em alguns locais, essas duas informações, junto do endereço, são suficientes para realizar uma compra.
Aos clientes americanos, a empresa ainda recomendou contato com a Comissão Federal do Comércio (FTC) para que saibam como se proteger de roubo de identidade.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sony enviou um comunicado aos usuários da PSN, dizendo que lamenta a suspensão do serviço. Leia o texto na íntegra:
"Lamentamos que a PlayStation Network e os serviços Qriocity estejam suspensos e informamos que estamos trabalhando com toda a dedicação para que os dois voltem ao ar o quanto antes. Os nossos esforços para resolver esta questão envolvem a reconstrução de nosso sistema para reforçar ainda mais a nossa infraestrutura de rede. Embora esta tarefa seja demorada, decidimos que é preciso todo o tempo necessário para fornecer um sistema com segurança. Agradecemos a paciência dos usuários até hoje e até o momento de conclusão do projeto. Continuaremos a atualizá-los sempre que possível."

Mais informações podem ser obtidas no Blog Oficial do Playstation
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Mensagem  Martian Ed'Ardo Ter Abr 26, 2011 10:22 pm

Pif, esse ataque ae não é novidade. Pra quem conhece a Deep Internet sabe doq to falando
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Mensagem  stuntsff Ter Abr 26, 2011 10:58 pm

Martian Ed'Ardo escreveu:Pif, esse ataque ae não é novidade. Pra quem conhece a Deep Internet sabe doq to falando

Saiu no site do G1 hoje. Isso vai longe!!!!
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Mensagem  Leo_brandao Ter Abr 26, 2011 11:46 pm

ainda bem que nem faco compras pela internet prefiro usar o psn card pre pago
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Mensagem  samathir Qua Abr 27, 2011 12:56 am

Caramba hein? a coisa foi foda mesmo, acabei de ver tb que a psn ainda vai demorar 1 semana pra voltar, coitado de quem joga DCUO no ps3.

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Mensagem  Riclem Qua Abr 27, 2011 7:56 am

samathir escreveu:Caramba hein? a coisa foi foda mesmo, acabei de ver tb que a psn ainda vai demorar 1 semana pra voltar, coitado de quem joga DCUO no ps3.

Achava que os servidores do PC estavam junto com os servidores do PS3 dentro da PSN, tanto que meu registro DCUO fica no site da sony no mesmo local que a galera do PC. O que diferenciava era so a plataforma.

Bem estranho isso!
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Mensagem  darlan Qua Abr 27, 2011 7:29 pm

atualizando os desdobramentos do caso


Senador dos EUA e instituição pública britânica cobram ação no caso PSN
Divulgação

Redação Arena Turbo
27.04.2011

Ao admitir que informações pessoais dos usuários foram expostas a terceiros durante a invasão de um hacker à PlayStation Network - a Sony ainda não conseguiu descobrir se os cartões de crédito de seus clientes também foram comprometidos -, a fabricante comprou briga não apenas com os usuários da sua rede como também com políticos e instituições públicas dos Estados Unidos e Reino Unido.


O senador norte-americano Richard Blumenthal enviou uma carta ao presidente da Sony Computer Entertainment of America, Jack Tretton, exigindo da Sony ações em nome dos mais de 70 milhões de usuários da PlayStation Network afetados pelo ataque.

Na carta, o senador afirma que é de responsabilidade da Sony notificar imediatamente todos os usuários sobre as ações que eles devem tomar, tal como cobrir as despesas dos usuários para o monitoramento de suas contas por dois anos. O político também pede ao executivo que a companhia ofereça garantia de proteção aos usuários cujos dados pessoais estão potencialmente expostos.

Já a Information Commissioner's Office (o equivalente à nossa Anatel), uma instituição pública do Reino Unido, responsável por “defender os direitos de informação de interesse público e promover a privacidade de dados dos indivíduos”, disse ao site Eurogamer que considera a violação da proteção de dados um problema de “extrema seriedade” e que está entrando em contato com a Sony para entender a natureza da situação antes de tomar qualquer ação.

Durante o processo, a comissão irá investigar se a Sony fez o suficiente para proteger os dados dos usuários da PSN.

Problemas sem fim

A PSN começou a ficar instável no dia 19 de abril e as atenções se voltaram ao grupo Anonymous, que havia ameaçado e executado pequenos planos contra a Sony nas semanas anteriores, em represália às atitudes que a empresa havia tomado contra George Hotz, hacker que “destravou” o PlayStation 3. O grupo fez questão de dizer que não estava envolvido com esta invasão.

Na penúltima atualização sobre o que acontece com a rede, a Sony dizia ter que reconstruir sua rede para implantar novos métodos de segurança, algo que leva bastante tempo – por isso, cinco dias depois da queda, ainda não havia data prevista para o caos acabar. Nesta mesma nota, a empresa afirmava não saber se dados pessoais das mais de 77 milhões de contas da PSN tinham sido comprometidos.

Criando inimigos

Embora não seja possível confirmar que o ataque tenha relação com eventos passados, podemos dizer que a Sony tem sido alvo de hackers e invasores desde o início do ano, quando as chaves de segurança do PS3 foram divulgadas pelo hacker George “Geohot” Hotz. Ao fazer isso, segundo ele, apenas com a intenção de trazer de volta suporte a sistema Linux no PS3, Hotz acabou abrindo o console à pirataria.

Para responder a isso, a Sony adotou uma posição firme – não só para seus próprios negócios, mas também para mandar uma mensagem a seus parceiros de que estava lutando contra o problema. Geohot teve seus computadores apreendidos sob ordem judicial, e assim começou uma batalha legal entre a fabricante e o hacker.

Entra então Anonymous, grupo hacker/ativista que não gostou da atitude da Sony em tentar bloquear as brechas criadas por Geohot. No começo de abril, o grupo criou um vídeo onde declarava “guerra” à empresa. As investidas consistiriam em ataques DDoS para derrubar sites da Sony e a divulgação de dados pessoais de executivos da empresa, para constrangê-los. No dia seguinte, Anonymous dizia que “o pior ainda está por vir.”

Isso se transformou em um pequeno ataque à PlayStation Network, que ficou instável por alguns momentos, mas não causou danos e não foi considerado algo importante pela Sony. Logo o grupo reconheceu o erro e disse que não faria mais ataques que prejudicassem os usuários comuns.

Depois de tudo isso, Sony e Geohot anunciaram um acordo. Não se sabe dos detalhes, apenas que a empresa não leva o caso adiante na justiça e Geohot se compromete a não ter atitudes semelhantes a esta que abriu o PS3 aos usuários comuns. Mesmo assim, Anonymous afirmou que os ataques só parariam quando estivessem satisfeitos.

O próprio grupo nega envolvimento com a grande invasão que deixou a PSN fora do ar desde quarta. Porém, nada impede que outros grupos ou indivíduos tenham tentado fazer seus próprios ataques.
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Dados pessoais de usuários da PSN foram roubados, admite Sony Empty Prejuízo da Sony com invasão na rede do PS3 pode chegar a US$ 24 bi; leia comunicado da empresa

Mensagem  stuntsff Qua Abr 27, 2011 10:46 pm

Update da novela Sony

Depois de uma semana fora do ar por causa de ataques hackers, a PSN começa a acumular prejuízos imensuráveis. A revista Forbes divulgou dados do instituto de pesquisa The Ponemon que estimou os prejuízos causados pela "invasão externa" são superiores a US$ 24 bilhões.

Esse valor foi alcançado ao multiplicar os 77 milhões de usuários cadastrados pelo custo médio de US$ 318 por conta comprometida. O instituto diz que esse custo é calculado "levando em conta diversos custos envolvidos incluindo as vendas que deixaram de ser feitas, os gastos para a detecção, escala, notificação dos problemas da rede e, depois disso, a exposição do fato", diz o artigo da Forbes. Segundo a revista, o Ponemon também analisa o impacto da confiança dos clientes, que nesse caso deixou "uma mancha na imagem da Sony perante seus consumidores".

A Sony, por outro lado, admitiu que houve um atraso ao detectar que a invasão dos dias 17 e 19 de abril expôs os dados dos usuários da PSN, tirando a rede da tomada apenas no dia 22. "Houve uma diferença na detecção da invasão e quando identificamos que os dados dos nossos consumidores foram 'comprometidos'", disse Patrick Seybold no blog oficial do PlayStation.

Ainda no comunicado do dia 26 de abril a Sony revelou que os especialistas contratados em invasões de sistema só conseguiram ter todos os relatórios forenses para entender o que aconteceu na PSN no dia 25 de abril, dias depois do ataque.

O problema foi levado a sério nos mercados onde a rede está presente de forma oficial, chamando inclusive a atenção da esfera política. No Reino Unido, o governo declarou que está em contato com a Sony para descobrir "quais dados foram comprometidos" disse o comunicado do Information Commissioner's Office, órgão responsável pela proteção de dados dos ingleses. "Estamos contactando a Sony e vamos fazer averiguações para determinar a natureza exata do incidente antes de decidir qual ação, se houver, deve ser tomada".

Nos EUA o senador Richard Blumenthal convocou a Sony para prestar esclarecimentos sobre quais dados foram comprometidos. Ele também exigiu a empresa ofereça dois anos de acesso gratuito a serviços de informação de crédito para verificar se o crédito dos usuários foi afetado. Se essa proposta for acatada pela Sony o prejuízo pode ficar ainda maior

Prestando Esclarecimentos

No final da tarde da última terça feira (27) a Sony enviou para os usuários da PlayStation Network um comunicado explicando todos os movimentos da empresa desde a detecção da invasão na PlayStation Network. O texto, traduzido logo abaixo, diz que o nome, telefone, endereço, nome de usuário e senha foram comprometidos, assim como os dados das sub-contas cadastradas sob a tutela dos mesmos usuários.

Confira a íntegra da carta da Sony enviado para os usuários da PlayStation Network:

Estimado cliente da PlayStation Network/Qriocity:

Descobrimos que entre 17 e 19 de abril deste ano os dados da conta de certo usuário dos serviços PlayStation Network e Qriocity foram comprometidos por conta de uma invasão não autorizada em nossa rede. Em resposta a essa ação, nós:

1 - Interrompemos temporariamente os serviços da PlayStation Network e do Qriocity;
2 - Contratamos o serviço de uma empresa de segurança conhecida para conduzir uma investigação completa sobre o ocorrido; e
3 - Rapidamente tomamos algumas providencias para melhorar a segurança de nossa infraestrutura e reconstruímos nosso sistema para garantir a você mais segurança sobre suas informações pessoais.

Agradecemos muito a sua paciência, compreensão e boa vontade enquanto fazemos o que é preciso para resolver esse problema da forma mais rápida e eficiente.

Enquanto ainda investigamos os detalhes do incidente, acreditamos que uma pessoa sem autorização obteve as seguintes informações que você nos forneceu: nome, endereço (cidade, estado e código de endereçamento postal), país, e-mail, data de nascimento, login e senha da PlayStation Network e Qriocity e identificação online na PlayStation Network. Também é possível que o seu perfil, incluindo dados de compra e endereço para envio do faturamento (cidade, estado e código de endereçamento postal), e suas respostas de segurança para recuperação das senhas da PlayStation Network e Qriocity tenham sido obtidos. Se você possui uma conta secundária autorizada para outro usuário, os mesmos dados referentes a ele podem ter sido pegos. Enquanto não há evidências, no momento, de que dados do cartão de crédito foram acessados, nós não podemos descartar tal possibilidade. Se você forneceu dados do seu cartão de crédito na PlayStation Network ou Qriocity, alertamos que o número do seu cartão (exceto a senha) e a data de validade também podem ter sido obtidos.

Para sua segurança, pedimos para que fique mais atento a e-mails, telefonemas e cartas que solicitem informações pessoais. A Sony não entrará em contato com você de nenhuma forma, incluindo e-mail, perguntado o número do seu cartão de crédito ou de identificação ou qualquer outra informação pessoal. Caso solicitem tais dados, tenha certeza de que não é uma iniciativa da Sony. Quando a PlayStation Network e o Qriocity estiverem restaurados, recomendamos que você acesse ambos e troque suas senhas. Adicionalmente, se você usa o mesmo usuário ou senha para outros serviços ou contas, solicitamos que você os altere também.
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