O que fazer se os dados do seu cartão de crédito forem furtados no caso da PSN Divulgação
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O que fazer se os dados do seu cartão de crédito forem furtados no caso da PSN Divulgação
O que fazer se os dados do seu cartão de crédito forem furtados no caso da PSN
Divulgação
Caio Corraini
27.04.2011
Com os ataques à rede online da Sony e a exposição dos dados de todos os usuários da PSN, é importante ter uma noção do que fazer caso os dados de seu cartão de crédito sejam furtados. De acordo com o comunicado oficial da empresa, o invasor teria conseguido acesso a nome, endereço, dentre outras informações dos clientes registrados no serviço, ainda sem a confirmação se o número do cartão de crédito destas pessoas também teria sido furtado.
Leia mais:
- Sony admite que invasor da PSN conseguiu dados pessoais dos usuários
São mais de 70 milhões de usuários cadastrados e, mesmo que as chances sejam pequenas, é possível que em posse destes dados, compras e custos indevidos apareçam na fatura do cartão de alguns jogadores brasileiros.
De acordo com a central de relacionamento do Banco Itaú e a operadora MasterCard do Brasil, caso o cliente note qualquer valor, cobrança ou transação não permitida em sua conta, deve imediatamente entrar em contato com a operadora para realizar o bloqueio do cartão.
Em seguida, deve entrar em contato com o SAC de sua operadora para notificar o ocorrido. A empresa irá instaurar uma auditoria e fiscalizar os valores e cobranças indevidas da conta. Clientes que possuem o seguro do cartão de crédito terão o valor restituído imediatamente após a denúncia, já os que não pagam pelo serviço, terão de aguardar até o final do processo para a recuperação dos valores.
Jeitinho brasileiro
Os brasileiros ainda não possuem nenhum tipo de comércio na versão nacional da PSN, portanto, para adquirirem conteúdo é comum o cadastramento com endereços falsos em redes de outros países.
Para registrar o cartão de crédito internacional na rede americana, por exemplo, é necessário que alguns números do CEP do usuário sejam iguais a de algum remetente dos Estados Unidos. Tal prática é aceita por apenas algumas bandeiras específicas de cartões e pode ser cancelada a qualquer momento pela Sony ao constatar a falsidade das informações.
Nos países que possuem a rede da Sony oficialmente, além do perigo de gastos indevidos em seus cartões de crédito, uma das preocupações é também o roubo de identidade, já que todos os dados dos clientes podem ser utilizados indevidamente para outros fins.
Divulgação
Caio Corraini
27.04.2011
Com os ataques à rede online da Sony e a exposição dos dados de todos os usuários da PSN, é importante ter uma noção do que fazer caso os dados de seu cartão de crédito sejam furtados. De acordo com o comunicado oficial da empresa, o invasor teria conseguido acesso a nome, endereço, dentre outras informações dos clientes registrados no serviço, ainda sem a confirmação se o número do cartão de crédito destas pessoas também teria sido furtado.
Leia mais:
- Sony admite que invasor da PSN conseguiu dados pessoais dos usuários
São mais de 70 milhões de usuários cadastrados e, mesmo que as chances sejam pequenas, é possível que em posse destes dados, compras e custos indevidos apareçam na fatura do cartão de alguns jogadores brasileiros.
De acordo com a central de relacionamento do Banco Itaú e a operadora MasterCard do Brasil, caso o cliente note qualquer valor, cobrança ou transação não permitida em sua conta, deve imediatamente entrar em contato com a operadora para realizar o bloqueio do cartão.
Em seguida, deve entrar em contato com o SAC de sua operadora para notificar o ocorrido. A empresa irá instaurar uma auditoria e fiscalizar os valores e cobranças indevidas da conta. Clientes que possuem o seguro do cartão de crédito terão o valor restituído imediatamente após a denúncia, já os que não pagam pelo serviço, terão de aguardar até o final do processo para a recuperação dos valores.
Jeitinho brasileiro
Os brasileiros ainda não possuem nenhum tipo de comércio na versão nacional da PSN, portanto, para adquirirem conteúdo é comum o cadastramento com endereços falsos em redes de outros países.
Para registrar o cartão de crédito internacional na rede americana, por exemplo, é necessário que alguns números do CEP do usuário sejam iguais a de algum remetente dos Estados Unidos. Tal prática é aceita por apenas algumas bandeiras específicas de cartões e pode ser cancelada a qualquer momento pela Sony ao constatar a falsidade das informações.
Nos países que possuem a rede da Sony oficialmente, além do perigo de gastos indevidos em seus cartões de crédito, uma das preocupações é também o roubo de identidade, já que todos os dados dos clientes podem ser utilizados indevidamente para outros fins.
darlan- Poderes em ascenção
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Re: O que fazer se os dados do seu cartão de crédito forem furtados no caso da PSN Divulgação
COMPLEMENTO A INFORMAÇAO ANTERIOR
27/04/2011 18h52 - Atualizado em 27/04/2011 19h07
Jogador do PS3 deve ficar atento à fatura do cartão de crédito, diz Abecs
Para associação, solicitar o cancelamento do cartão é medida preciptada.
Se dano for comprovado, cliente pode pedir reparação, diz Procon-SP.
Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo
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A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) recomenda que, neste primeiro momento, os jogadores da rede on-line dos videogames PlayStation 3 e PSP fiquem apenas atentos à movimentação do cartão de crédito. Segundo Henrique Takaki, coordenador do comitê se segurança da Abecs, é preciso aguardar a confirmação oficial da Sony sobre quais dados pessoais dos usuários foram roubados.
Em comunicado nesta quarta-feira, a Sony anunciou que dados pessoais dos usuários de sua rede de jogos on-line PlayStation Network (PSN) foram roubados. A empresa não descartou que informações de cartões crédito, usadas para comprar games por meio de download, também tenham sido roubadas.
“Até o momento, a informação oficial é que pode ter havido vazamento dados e que não houve comprometimento do código de segurança dos cartões”, afirma Takaki. Segundo ele, a exigência do código de segurança (três ou quatro números impressos no verso do cartão) já é uma medida de reforço de segurança adotada pela maioria das empresas que atuam no comércio eletrônico.
Na avaliação da Abecs, o monitoramento da fatura é a única medida de segurança a ser feita neste momento. “Solicitar o cancelamento do cartão é uma atitude prematura”, diz Takaki.
saiba mais
* Usuários da rede do PS3 temem exposição de dados na internet
* Sony é processada nos EUA por invasão à rede do PlayStation 3
No caso de identificação de qualquer movimentação suspeita no cartão, a Abecs orienta que o cliente comunique imediatamente o fato à operadora, que abrirá uma investigação para verificar os gastos não reconhecidos. Em muitos casos, o cartão é bloqueado após a denúncia.
Segundo o comunicado da Sony, “por extrema cautela”, os gamers devem considerar que o número do cartão e data de validade foram obtidos pelos hackers. Em alguns locais, essas duas informações, junto do endereço, são suficientes para realizar uma compra.
O coordenador do comitê se segurança da Abecs afirma que os emissores e bandeiras de cartão de crédito aguardam um posicionamento oficial da Sony sobre os dados que possam ter sido comprometidos, mas diz que, independente disso, já costumam fazer um trabalho preventivo de monitoração das transações a fim de verificar distorções.
“É preciso aguardar. Se de fato houve comprometimento de informações, a Sony irá repassar o relatório da perícia com os números dos cartões que passaram pelo ambiente aos emissores e bandeiras”, afirma Takaki. Ele explica que pelos primeiros seis números do cartão é possível saber qual o banco ou órgão emissor.
A recomendação do Procon-SP para os usuários do PS3 também é cautela. Segundo Maíra Feltrin , assistente de direção do órgão, solicitar a troca do cartão nesse momento seria uma atitude precipitada. “Pedir a troca do cartão não é o mais indicado porque, como muitas contas costumam ser parceladas, isso pode trazer transtornos. Por enquanto, o mais recomendável é acompanhar a movimentação e ficar de olho em qualquer transação suspeita”, diz.
O Procon-SP destaca, porém, que a Sony é a responsável pela segurança e proteção de dados pessoais dos clientes. “É preciso aguardar para ver se de fato o dano está configurado, mas quem se sentir prejudicado deve entrar em contato com a Sony e seus representantes no Brasil para pedir a reparação dos danos”, afirma Maíra.
27/04/2011 18h52 - Atualizado em 27/04/2011 19h07
Jogador do PS3 deve ficar atento à fatura do cartão de crédito, diz Abecs
Para associação, solicitar o cancelamento do cartão é medida preciptada.
Se dano for comprovado, cliente pode pedir reparação, diz Procon-SP.
Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo
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A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) recomenda que, neste primeiro momento, os jogadores da rede on-line dos videogames PlayStation 3 e PSP fiquem apenas atentos à movimentação do cartão de crédito. Segundo Henrique Takaki, coordenador do comitê se segurança da Abecs, é preciso aguardar a confirmação oficial da Sony sobre quais dados pessoais dos usuários foram roubados.
Em comunicado nesta quarta-feira, a Sony anunciou que dados pessoais dos usuários de sua rede de jogos on-line PlayStation Network (PSN) foram roubados. A empresa não descartou que informações de cartões crédito, usadas para comprar games por meio de download, também tenham sido roubadas.
“Até o momento, a informação oficial é que pode ter havido vazamento dados e que não houve comprometimento do código de segurança dos cartões”, afirma Takaki. Segundo ele, a exigência do código de segurança (três ou quatro números impressos no verso do cartão) já é uma medida de reforço de segurança adotada pela maioria das empresas que atuam no comércio eletrônico.
Na avaliação da Abecs, o monitoramento da fatura é a única medida de segurança a ser feita neste momento. “Solicitar o cancelamento do cartão é uma atitude prematura”, diz Takaki.
saiba mais
* Usuários da rede do PS3 temem exposição de dados na internet
* Sony é processada nos EUA por invasão à rede do PlayStation 3
No caso de identificação de qualquer movimentação suspeita no cartão, a Abecs orienta que o cliente comunique imediatamente o fato à operadora, que abrirá uma investigação para verificar os gastos não reconhecidos. Em muitos casos, o cartão é bloqueado após a denúncia.
Segundo o comunicado da Sony, “por extrema cautela”, os gamers devem considerar que o número do cartão e data de validade foram obtidos pelos hackers. Em alguns locais, essas duas informações, junto do endereço, são suficientes para realizar uma compra.
O coordenador do comitê se segurança da Abecs afirma que os emissores e bandeiras de cartão de crédito aguardam um posicionamento oficial da Sony sobre os dados que possam ter sido comprometidos, mas diz que, independente disso, já costumam fazer um trabalho preventivo de monitoração das transações a fim de verificar distorções.
“É preciso aguardar. Se de fato houve comprometimento de informações, a Sony irá repassar o relatório da perícia com os números dos cartões que passaram pelo ambiente aos emissores e bandeiras”, afirma Takaki. Ele explica que pelos primeiros seis números do cartão é possível saber qual o banco ou órgão emissor.
A recomendação do Procon-SP para os usuários do PS3 também é cautela. Segundo Maíra Feltrin , assistente de direção do órgão, solicitar a troca do cartão nesse momento seria uma atitude precipitada. “Pedir a troca do cartão não é o mais indicado porque, como muitas contas costumam ser parceladas, isso pode trazer transtornos. Por enquanto, o mais recomendável é acompanhar a movimentação e ficar de olho em qualquer transação suspeita”, diz.
O Procon-SP destaca, porém, que a Sony é a responsável pela segurança e proteção de dados pessoais dos clientes. “É preciso aguardar para ver se de fato o dano está configurado, mas quem se sentir prejudicado deve entrar em contato com a Sony e seus representantes no Brasil para pedir a reparação dos danos”, afirma Maíra.
darlan- Poderes em ascenção
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